segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Rapidinhas: Rui, Neto e o estranho cupido

Foto: Paula Fróes/GOVBA

Davi Lemos

“Irmanados nas porradas” durante o enfrentamento à pandemia da Covid-19, o governador Rui Costa e o prefeito ACM Neto parecem ainda mais próximos; e a conjecturada união tem um estranho cupido: o ex-deputado federal e mensaleiro condenado Roberto Jefferson (PTB), um dos mais influentes conselheiros políticos do presidente Jair Bolsonaro. Como comentado há algumas semanas aqui em Rapidinhas, o emissário do estranho cupido, Bolsonaro, pode conseguir um impensado milagre: unir o petista e o democrata.

Explique-se

Nesta quarta (9), durante a entrega de uma Unidade Básica de Saúde e da Academia da Saúde em Pirajá, Rui Costa disse que não comentaria os ataques feitos por Bob Jeff, que associou o petismo ao satanismo e criticou Neto por não disputar as eleições de 2018. “O presidente nacional do PTB nos colocou no mesmo campo e desceu o pau nos dois juntos. Estamos irmanados nas porradas que estamos recebendo”, declarou o petista.

Precedentes 1

A especulada união entre o petista e o democrata é fundada em um precedente que marcou ainda o início da gestão do prefeito ACM Neto em Salvador: a escolha pelo bem público em detrimento a interesses partidários a curto prazo. Ao assumir a Prefeitura, Neto tinha um abacaxi nas mãos: as obras do Metrô que vinham sendo “matracadas” quando a Bahia tinha Jaques Wagner no Governo e Dilma Rousseff na Presidência.

Precedentes 2

Os recursos que não chegaram para João Henrique (de péssimas lembranças para o soteropolitano), provavelmente não chegariam para o democrata, cuja administração sempre foi bem avaliada. O prefeito entregou a obra ao Governo do Estado – que receberia os recursos federais – deixou de inaugurar uma importante obra, mas os soteropolitanos foram beneficiados com duas linhas de Metrô. O que pode ser visto como “união” pode ser somente mais um exemplo de política que não é feita com o fígado. Mas somente o futuro dirá se é republicanismo ou se o estranho cupido acertou os corações de Rui e Neto.

09 de setembro de 2020, 18:05

Compartilhe: