sexta-feira, 26 de abril de 2024

Ex-assessor de Geddel vira chefe de gabinete no Iphan

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

Da Redação

O Ministério do Turismo nomeou nesta quinta um ex-assessor de Geddel Vieira Lima como chefe de gabinete do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), segundo informa o  colunista Bernardo Mello Franco, de O Globo. Marco Antonio Ferreira Delgado atuou na Secretaria de Governo quando Geddel chefiava a pasta no governo de Michel Temer.

Em 2016, Geddel foi acusado de pressionar o Iphan para liberar a construção de um edifício em área tombada de Salvador. Há dois meses, a Justiça Federal o condenou por improbidade administrativa no episódio.

Em outubro passado, o STF já havia condenado Geddel a 14 anos de prisão por associação criminosa e lavagem de dinheiro. Ele passou uma temporada na Papuda e agora cumpre pena em Salvador.

De acordo com o colunista, a nomeação de Delgado chocou servidores do Iphan, que têm protestado contra o aparelhamento do órgão e a nomeação de dirigentes sem qualificação técnica.

Nesta quarta, o Ministério Público Federal pediu que a Justiça anule a nomeação da nova presidente do instituto, Larissa Peixoto. Para os procuradores, ela não preenche os requisitos do decreto federal que exige “perfil profissional ou formação acadêmica compatível com o cargo”.

28 de maio de 2020, 16:32

Compartilhe: