sexta-feira, 26 de abril de 2024

Após sofrer ataques racistas, baiano de 12 anos comemora sucesso de página literária

Foto: Reprodução/Instagram

Da Redação

O baiano Adriel Bispo de Souza, de 12 anos, que foi vítima de injúria racial, comemora o apoio recebido por pessoas de todo o país e agradece aos seus mais de 650 mil seguidores.

Ao O Globo, o poeta e criador da página no Instagram @livrosdodrii falou sobre o fato de ter sido alvo de mensagens ofensivas na última quarta-feira por ser negro e gostar de ler.

Ele contou que, na quarta, ao abrir sua caixa de mensagens do Instagram,  foi surpreendido por um perfil desconhecido que lhe escreveu mensagens racistas e preconceituosas. Diziam: “Porco gordo. Eu achava que preto era pra estar cavando mina, não lendo. Para de ser trouxa e volta para a sua realidade. Você foi criado para ser preto e pobre”. Em resposta, o menino denunciou o caso em sua página e escreveu: “Tenho orgulho de ser negro. O racismo e o preconceito ainda têm uma taxa muito alta, mesmo nessa sociedade atual em que nós vivemos. E isso é uma coisa muito ruim, já que 50% da população de hoje são pessoas negras.”

“Ele chegou muito chateado e me perguntou o que responder. Eu lhe disse, ‘meu filho, não responda na mesma moeda. Responda à altura’”, contou a mãe do garoto. “Queria que ele mostrasse o orgulho que tem da cor dele. E foi o que ele fez”, completou. Ele disse que, até o momento, preferiu não levar o caso à delegacia de crimes virtuais.

Acompanhado de perto pela mãe, Deise, o jovem influenciador havia retomado as resenhas literárias há menos de uma semana, após dar um tempo nas leituras para ajudar a cuidar do padrasto, vítima de um acidente vascular cerebral no ano passado. Enquanto ficou longe das postagens, Adriel chegou a vender a maior parte de sua coleção de livros, que somava mais de 180 obras.

“Minha mãe precisou deixar o emprego e passamos por algumas dificuldades financeiras. Fui a um sebo e vendi quase tudo. Hoje tenho 31. Só deixei os meus preferidos e os que ganhei de presente”, relatou Adriel ao O Globo.

30 de maio de 2020, 19:36

Compartilhe: