quinta-feira, 28 de março de 2024

Baiano de 12 anos que mantém perfil sobre leitura na internet é vítima de injúria racial

Foto: Reprodução/Instagram

Da Redação

Um baiano de 12 anos, morador da capital, que mantém um perfil dedicado à leitura no Instagram, foi vítima de injúria racial nas redes sociais.

Adriel Oliveira criou o perfil “Livros do Drii“, onde faz resenhas de livros e indica títulos para seus mais de 300 mil seguidores.

Na quarta-feira, uma pessoa, que não teve identidade revelada, mandou uma mensagem com ofensas contra o jovem.

“Porco gordo. Eu achava que preto era pra ta cavando mina, não lendo. Você foi criado pra ser pobre e preto”, escreveu o agressor.

Segundo o G1, o próprio Adriel expôs as ofensas nas redes sociais, aconselhado pela mãe, Deise Oliveira, de 32 anos. Ele expôs as ofensas e escreveu: “Aprende a escrever, cara. Isso não é um insulto, e sim um conselho. E em pleno século 21, pessoas ainda são racistas? Atualizem-se. Insultos acabam com o psicológico de pessoas fracas, esse tipo de coisa não me abala em nenhum ponto. Aliás, tenho orgulho de ser negro”.

Em entrevista ao G1, Adriel contou que foi a primeira mensagem do tipo que recebeu. “Fiquei muito bravo, mas eu fui perguntar a minha mãe o que fazer. Ela me falou que eu devia responder à altura. Minha mãe falou que eu tinha que ter orgulho de minha cor”, disse o menino, estudante do 7º ano do ensino fundamental. Ele conta que nunca havia sofrido qualquer agressão do tipo, nem no mundo real, nem no virtual.

Apesar da agressão covarde, após a exposição, Adriel recebeu muitas mensagens de apoio, com manifestações de carinho. “Houve uma reação positiva. As pessoas mandam mensagens de carinho. Isso me alegra bastante”,  disse.

29 de maio de 2020, 12:58

Compartilhe: