sábado, 27 de abril de 2024

Usineiros querem correção da Cide para recuperar o setor – por José Lopes

As usinas de cana-de-açúcar repassaram entre abril e maio deste ano cerca de 2,92 bilhões de litros de etanol hidratado para as distribuidoras. A União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) informa que este volume é 41% superior ao obtido no mesmo período do ano passado.

Mesmo com esta expansão no consumo, a Unica e a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) defendem que a Contribuição Sobre Intervenção no Domínio Econômico (Cide) passe dos atuais R$ 0,22 para R$ 0,62 por litro de gasolina vendido nos postos de combustíveis.

Segundo a presidente da Unica, Elizabeth Farina, o valor atual da Cide é insuficiente para ajudar o setor sucroenergético a se reerguer, até porque a safra 2015/2016 pode não dar conta da demanda.

O pleito tem como base uma pesquisa realizada pelo Folha de São Paulo nos postos de combustíveis da capital paulista, que aponta para uma queda nas vendas de etanol sempre que o combustível ultrapassa em mais de 70% o valor da gasolina.

De acordo com a pesquisa, a paridade atual nas vendas se dá quando o etanol custa até 63% do valor da gasolina, o que tem levado a um consumo de cerca de 1,4 bilhão de litros de etanol por mês.

Como a produção nesta safra no Centro-Sul do País é estimada em 16,3 bilhões de litros, o preço do etanol poderá deixar de ser confortável para os consumidores até o fim deste ano. A Unica diz que não faltará álcool, mas o preço do combustível será determinado pela oferta – mais escassa na entressafra – e pela demanda.

Café no bule – Se depender dos esforços da ministra da Agricultura, Kátia Abreu, em breve os cafeicultores brasileiros irão fornecer grãos para a rede norte-americana de alimentação Tim Hortons. Ela esteve esta semana em Miami com executivos da empresa, que é controlada pela 3G Capital, do brasileiro Jorge Paulo Lemann. Atualmente, a Tim Hortons compra 700 mil sacas de café por ano, sendo que menos da metade é proveniente do Brasil.

O presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), deputado Silas Brasileiro (PMDB/MG), o presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, Irajá Abreu (PSD/TO) e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, Roberto Simões, participaram das negociações.

Isadora e a Miolo – Jornalista consagrada na cobertura do agronegócio na Bahia, Catarina Guedes lançará no próximo dia 24 de julho, às 19h, na Livraria Cultura do Salvador Shopping, seu primeiro romance “Isadora, sua camisola La Perla e a BR”. O evento terá o apoio do Grupo Miolo, que ofertará espumantes aos convidados.

O apoio foi obtido após o executivo da Miolo Eurico Benedeti ler o capítulo em que a personagem principal conhece o Vapor do Vinho, que sai de Juazeiro em direção à Vinícola Terranova, que pertence ao Grupo.

Também está sendo organizado um lançamento do livro no próprio Vapor do Vinho, provavelmente no mês de outubro. Quem já estiver curioso para conhecer Isadora, pode adquirir a obra em formato e-book pelo site da Amazon.

José Lopes é jornalista, diretor executivo do Toda Bahia e escreve sobre Agronegócio aos domingos. E-mail: j.lopes@todabahia.com

21 de junho de 2015, 11:20

Compartilhe: