sexta-feira, 26 de abril de 2024

Otto Alencar: “Pontos convergentes da reforma política serão aprovados”

Foto: Marcos Oliveira / Agência Senado

por José Lopes (j.lopes@todabahia.com.br)

O senador Otto Alencar (PSD/BA) disse em conversa exclusiva com o Toda Bahia nesta segunda-feira (25), que apesar das divergências entre os líderes dos principais partidos na Câmara e no Senado a respeito do projeto da reforma política que deverá ser votado esta semana, os pontos convergentes entre as duas Casas serão aprovados.

“Haverá, sim, reforma. Vamos aprovar alguns pontos convergentes básicos como o fim da reeleição a partir de 2018, a unificação das eleições e os mandatos serão de cinco anos para todos os cargos, inclusive para senador”, afirmou.

Ele entende que os candidatos eleitos para cargos majoritários nas eleições de 2014, como é o caso dos governadores, deverão ter o direito de disputar a reeleição em 2018 garantido constitucionalmente.

Alencar disse ainda que é contra o financiamento público de campanhas. Ele defende que o financiamento das disputas eleitorais continue sendo misto, mas com um teto estipulado para cada cargo e de acordo com o peso econômico de cada estado.

O senador se posicionou também radicalmente contra o sistema eleitoral do “distritão”, no qual seriam eleitos apenas os candidatos mais votados nas eleições para cargos legislativos, pondo fim ao sistema de eleições proporcionais.

“O sistema do distritão acabaria com os partidos. Aí seria melhor cada um se candidatar por si só. Seria o fim dos compromissos programáticos com as legendas”, asseverou.

 

25 de maio de 2015, 18:00

Compartilhe: