sexta-feira, 26 de abril de 2024

Mercado das cervejas em alta – por Ernesto Falcón

Não é só banqueiro, marqueteiro “caixeiro-viajante”, lobista, político e executivo de construtora de grande porte que fazem negócios milionários mundo afora. No universo das cervejas a briga também é de cachorro grande. Na última quarta-feira (11), a gigante AB InBev, de capital belga e brasileiro, arrematou a britânica SABMiller pela cifra de US$ 121 bilhões. O instituto de análises Dealogic, destacou que essa operação será a terceira maior fusão-aquisição da história, atrás apenas das transações entre Vodafone e Mannesmann, em 1999, e Verizon Communications e Verizon Wireless, em 2013.

Se a fusão completa realmente acontecer como prevista será finalizada no segundo semestre de 2016. O novo grupo incluirá as marcas de cerveja americana Budweiser e belga Stella Artois, pertencentes à AB InBev, assim como a italiana Peroni, a tcheca Pilsner Urquell e a holandesa Grolsch, da SABMiller.

Apesar de ser uma mega-operação os grandes fabricantes de cerveja já demonstram certa preocupação quanto ao crescimento nas vendas. O mercado de cerveja avançou timidamente – espera-se um crescimento de apenas 1% entre 2014 e 2015 – devido à estagnação dos mercados desenvolvidos. No entanto, as cervejas artesanais, que representam apenas entre 5 e 9% do consumo, têm visto um salto de vendas superior a 10% ao ano nos mercados mais avançados.

Na cidade que não para, São Paulo e, onde tudo começa, já apresenta fortes indícios de uma “Revolução Cervejeira”. Dois novos bares apostaram todas as suas fichas nos barris de chope, a maneira mais eficiente de oferecer a cerveja mais fresca possível. As duas novas casas seguem a risca o quesito qualidade. Além de prezar pelo frescor, seguem a cartilha do “beba local”. A SPTH, oferece aos seus clientes 40 torneiras e só terá chope artesanal brasileiro. Na Choperia São Paulo, que será inaugurada com 20 torneiras em 8 de dezembro, só entrarão marcas paulistas de chope.

No mercado baiano, outra novidade acaba chancelando o aumento da produção de cerveja artesanal no estado. Dois empresários de Salvador decidiram abrir a primeira loja de insumos e equipamentos para fabricação de cerveja artesanal, a Bahia Malte. “Iniciamos um estudo detalhado sobre o mercado junto à ACERVA e resolvemos apostar. O objetivo é focar os cervejeiros caseiros, um hobbie maravilhoso que tem cada vez mais conquistado os baianos”, destacou sócio-proprietário Marcus Lutz.

Inicialmente a Bahia Malte funciona apenas como e-commerce e, em breve pretende inaugurar a loja física. Destaque para a venda do Kit Cerveja Bahia, que propõe de forma simples, barata e eficiente como produzir cerveja caseira, quebrando tabus, eliminando etapas complicadas e trabalhosas utilizadas por cervejeiros em outras técnicas. Um brinde ao mercado das artesanais!

Ernesto Falcón é jornalista e escreve sobre cervejas especiais aos sábados no Toda Bahia. E-mail: ernesto.falcon@todabahia.com.br

14 de novembro de 2015, 10:10

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