quarta-feira, 8 de maio de 2024

Governo adota medida preventiva para controlar praga da Lagarta Parda na Bahia

A Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri), juntamente com a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf) e entidades parceiras, lançaram em Teixeira de Freitas, o Programa Fitossanitário de Controle da Lagarta Parda no Estado da Bahia. a medida é uma ação preventiva para informar e conscientizar os produtores sobre o combate biológico sem o uso de agrotóxicos.

Durante o evento, foi instalada a Comissão Técnica Regional (CTR), liderada pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), responsável pela aplicação do plano de manejo para o controle da Lagarta Parda, com a participação das prefeituras, das empresas e das entidades ambientais. O controle da Lagarta Parda está sendo realizado com o inseticida biológico à base de Bacillus thuringiensis, de ocorrência natural, que controla de maneira eficaz as lagartas desfolhadoras. O produto é específico para lagartas, ou seja, não oferece risco à saúde do homem e animais.

A Lagarta Parda ataca o eucalipto, café e cacau, dentre outras culturas, desfolhando as plantas. Este inseto é nativo, com presença já registrada ao longo dos anos em 14 estados brasileiros. Especialistas acreditam que mudanças no clima e desaparecimento de inimigos naturais podem estar favorecendo o aumento momentâneo da população deste inseto.

11 de outubro de 2015, 13:20

Compartilhe: