sábado, 20 de abril de 2024

Dilma não descerá rampa do Planalto e fará pronunciamento à nação nesta quarta

A presidente Dilma Rousseff (PT) pediu para auxiliares suspenderem a cerimônia de descida da rampa do Palácio do Planalto depois que o plenário do Senado aprovar o impeachment contra ela, em votação prevista para esta quarta-feira, 11. O governo dá como certo o afastamento de Dilma por até 180 dias.

A avaliação é que a imagem de descer a rampa é muito forte e pode ser interpretada como “capitulação” e “entrega” do governo para o vice-presidente Michel Temer. Dilma, ao contrário, quer passar a ideia de que a gestão Temer é ilegítima.

Pronunciamento – Dilma, entretanto, deve fazer um pronunciamento oficial à nação nesta quarta-feira (11), dia da votação do seu processo de impeachment pelo Senado. O discurso será transmitido pela rede de Rádio e TV.

De acordo com o site Jota, o pronunciamento será gravado. Ministros próximos à presidente escreveram a várias mãos o teor da manifestação, que deve tratar do sistema político brasileiro, citando o Estado Democrático de Direito.

O pronunciamento deve também trazer uma citação ao ato de recorrer à corte interamericana, iniciativa que ainda é estudada pelo Planalto. O discurso ainda está em revisão, de responsabilidade de uma equipe restrita do Palácio do Planalto. O vice-presidente Michel Temer, por sua vez, não fará pronunciamento, mas deve dar entrevista.

11 de maio de 2016, 08:15

Compartilhe: