sexta-feira, 26 de abril de 2024

Cerveja olímpica – por Ernesto Falcón

No roteiro do passeio da tocha olímpica por várias cidades do Brasil a terra do descobrimento não poderia ficar de fora. Porto seguro recebeu a comitiva do fogo olímpico e estrategicamente sugeriu um rápido passeio pela pequena vila de Arraial D’Ajuda.

Esse recanto, mágico localizado no Extremo Sul da Bahia abriga, além de suas lindas praias paradisíacas, uma novidade no mundo cervejeiro. Novidade para poucos porque a cervejaria Arraial da D’ Ajuda iniciou suas pesquisas e estudos em 1984. Sua especialidade é produzir cervejas refermentadas na garrafa (tipo Ale), todas de alta fermentação, isto significa uma cerveja sem aditivos químicos, gaseificação e espuma natural, conferindo um sabor inigualável.

A Arraial D’Ajuda desenvolve vários tipos de cervejas especiais, cada uma possui um sabor único e original – são cervejas com sabor, texturas, cores, nuances de estilos.

A homenagem da Arraial D’Ajuda em titular seus rótulos foi pensada principalmente nas belas praias que banham o pequeno vilarejo e sua cultura: a primeira, Raiz Negra, foi elaborada para brindar a capoeira da Bahia. Produzida a partir de Maltes Tostados especiais importados da Alemanha, que confere a cerveja sua cor negra e textura sedosa com notas de café. Cerveja de paladar complexo marcante e muito saborosa. Cerveja tipo Ale, formulação exclusiva, cerveja única e especial.

A segunda, Mucugê, homenageia uma praia do distrito. Trata-se de uma cerveja clara Puro Malte. Mucugê é uma cerveja não filtrada; por isso, conserva a levedura cervejeira no fundo da garrafa e preserva seu sabor autêntico e original.

A terceira, Apaga Fogo, que homenageia outra praia de Arraial, é produzida com quatro tipos de maltes especiais e dois tipos de lúpulos importados da Alemanha. Cerveja tipo Ale, cor cobre e aroma de especiarias.

E pra finalizar a Pitinga, outra praia paradisíaca do lugarejo. Produzida com Blend de Maltes de Trigo da Alemanha. Cerveja leve e refrescante muito versátil na harmonização. Agrada aos paladares mais exigentes.

Um duplo brinde! O primeiro, à escolha da passagem da tocha olímpica pela terra do descobrimento e o outro pela organização, profissionalismo, iniciativa e resistência da cervejaria Arraial D’Ajuda. Aos interessados na degustação da cerveja, o endereço eletrônico da cervejaria é www.cervejariaarraialdajuda.com.br.

Ernesto Falcón é jornalista e escreve sobre cervejas especiais quinzenalmente aos sábados no Toda Bahia. E-mail: ernesto.falcon@todabahia.com.br

21 de maio de 2016, 11:00

Compartilhe: