sexta-feira, 26 de abril de 2024

Briga de Davi contra Golias entre as cervejarias – por Ernesto Falcón

O segundo capítulo da novela que se arrasta desde o ano passado sobre o Projeto de Lei Complementar 25/07, que adequa as microcervejarias no novo regime tributário, o “Supersimples”, está previsto para ser votado no Senado Federal na próxima semana.

A briga da categoria cervejeira é de propiciar às empresas do setor de bebidas artesanais, que geram quantidade expressiva de emprego e renda, uma regra de tributação condizente com seu porte. Essa batalha representa na verdade a luta de Davi contra o gigante Golias.

De um lado, os pequenos produtores de cervejas artesanais que comercializam um produto fino, estimulam o consumo moderado e responsável, e que fomentam o turismo nos locais onde estão implantadas. De outro, o cartel das gigantes que disputam cliente a cliente a conquista de todos os nichos do nosso mercado.

A verdade é que hoje mais de 60% do preço da cerveja é constituído de impostos, os quais penalizam injustamente os produtores de bebidas artesanais, que são elaboradas em uma escala muito menor e, no entanto, com insumos bem mais caros.

Para exercer nossa cidadania, é bom enviar um e-mail para o seu senador. Nas mídias sociais, use sempre a hashtag ‪#‎CervejariasArtesanaisNoSimples‬. Deixemos para levantar as taças depois da votação.

Ernesto Falcón é jornalista e escreve sobre cervejas especiais aos sábados no Toda Bahia. E-mail: ernesto.falcon@todabahia.com.br

04 de junho de 2016, 10:00

Compartilhe: