quarta-feira, 8 de maio de 2024

Agronegócio brasileiro estará na maior feira de alimentos dos EUA – por José Lopes

Foto: Apex / Divulgação

Deste domingo (28) até terça-feira (30), mais de 40 produtores brasileiros de vinhos, cachaças, arroz, sobremesas, produtos apícolas, molhos e massas farão a exposição de seus produtos no stand Brazilian Flavors na 61ª Summer Fancy Food Show (numa tradução livre, a Feira de Verão de Comidas Especiais), em Nova York.

O evento é considerado o maior do segmento specialty food (comidas especiais) nos Estados Unidos e uma excelente vitrine para quem pretende acessar o mercado do segundo maior comprador de alimentos do mundo e terceiro maior parceiro comercial do Brasil.

Com o apoio da Apex-Brasil e do Ministério da Agricultura (Mapa), o projeto Brazilian Flavors foi idealizado pela Associação Brasileira dos Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas (A.B.B.A.) e gerou US$ 60 milhões em exportações para suas associadas em 2014.

Este ano, o projeto já se fez presente em outras quatro grandes feiras internacionais: a Gulfood, em Dubai (Emirados Árabes), a IFE-International Food & Drink Event, em Londres (a maior do Reino Unido), a Foodex Japan (a maior da Ásia nesse segmento) e da Winter Fancy Food, realizada em janeiro na cidade de São Francisco (EUA).

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, que acompanha a comitiva da presidente Dilma Rousseff nos Estados Unidos, prometeu visitar o stand brasileiro na feira de Nova York. Sua missão comercial nos EUA tem por objetivo obter a simplificação dos termos de certificação para exportação de carnes; ampliar o mercado para o Canadá e México, como consequência da abertura da venda de carne bovina  para os EUA; e fortalecer o acordo sobre frutas com o México.

Etanol competitivo – Sempre competitivo enquanto seus preços não atingem 70% do valor do litro da gasolina, o etanol hidratado manteve boa cotação, pela 13ª semana consecutiva, nos postos de combustíveis do Centro-Sul do País, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Na penúltima semana de junho, os preços do etanol caíram em 16 estados, subiram em nove e no Distrito Federal e ficaram estáveis em Roraima. O maior avanço das cotações foi registrado aqui na Bahia (0,48%), enquanto o maior recuo ocorreu no Amapá (7,11%).

José Lopes é jornalista, diretor executivo do Toda Bahia e escreve sobre agronegócio aos domingos. E-mail: j.lopes@todabahia.com.br

28 de junho de 2015, 09:30

Compartilhe: