sexta-feira, 26 de abril de 2024

2018 já está em pauta – por Gustavo Falcón

Quando a viúva é rica ou bonita os candidatos a futuro marido não esperam nem o defunto ser enterrado. Começam a disputa bem antes do funeral se encerrar. Na política, a disputa é uma característica presente em todos os momentos, mesmo quando as armas estão aparentemente embainhadas.

Foi o que vimos no decorrer dessa semana no cenário da crise brasileira. O PSDB pontificou com o firme posicionamento de Serra na política externa e a imediata repercussão das suas novas diretrizes para o Itamaraty. Fernando Henrique acusou a reaparição de Serra colocando sua posse como momento de retomada na corrida presidencial de 2018. De resto, o PSDB tem dois outros candidatíssimos: Geraldo Alckmin e Aécio Neves.

O PT vive uma triste cena. Queimado e abatido, Lula não tem mais espaço nem idade para uma campanha concorrida. O marqueteiro interino do PT, o baiano Edson Barbosa, o chamou de Cassius Klay da caatinga.

Lula, definitivamente, não aguenta um round na atual fase de sua vida. Deposta, Dilma na sua situação de morta-viva não pode ajudar quem quer que seja.

Jacques Wagner evidenciou-se como um dos nomes na sua curta e confusa estadia na Casa Civil. Gorou. O único nome petista com potencial, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, precisaria da mágica do marketing para se apresentar como nome nacional. E esconder seu partido atrás da cortina porque no clima de debandada atual é mais jogo ser contra do que estar no PT.

Marina, Álvaro Dias, Ciro Gomes, Cristóvam Buarque e os incansáveis nanicos são cartas no baralho, mas tudo indica que para enfrentar o PSDB a chamada esquerda deverá se unificar numa frente em 2018 se quiser ter alguma chance.

O fato é que enquanto o País discute uma saída para a crise os políticos já se agrupam para a disputa que ocorrerá em dois anos. Tudo, evidentemente, no clima de que ainda é cedo para isso.

No quadro atual, Serra parece ser o nome mais forte para disputar a viúva e reiniciar o ciclo peessedebista de Governo.

Gustavo Falcón é jornalista, escritor, doutor em História Social pela UFBA e consultor de Programas de Governo. Ele escreve sobre Política às segundas-feiras no Toda Bahia. E-mail: gustavo.falcon@todabahia.com.br

23 de maio de 2016, 07:00

Compartilhe: