quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória da Conquista reabre comércio de forma gradual

Foto: Reprodução/Google Maps

Da Redação

Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, teve seu comércio reaberto nesta segunda-feira (1º). Essa retomada das atividades na cidade acontece de forma gradual e está dividida em etapas.

As aulas na rede municipal de educação e nas instituições privadas de ensino seguem suspensas por mais 30 dias. Já a utilização de máscaras por todos os passageiros do transporte público municipal, urbano e rural continua sendo obrigatória.

A prefeitura de Vitória da Conquista informa, em decreto publicado hoje, que as empresas do setor Industrial do Município poderão funcionar, mas que precisam observar os protocolos de segurança e enfrentamento a Covid-19 elencados no protocolo de reabertura, publicado junto com o decreto.

O município considera como atividades comerciais de natureza essencial serviços de saúde, farmácias, óticas, assistência médica e hospitalar; hipermercados, supermercados, mercados, feiras livres, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas, centros de abastecimento de alimentos, frigoríficos, granjas e todos os demais estabelecimentos relacionados à cadeia produtiva de gêneros alimentícios;

Ainda fazem parte da lista de atividades que voltaram a funcionar lojas de conveniência, clínicas veterinárias, lojas de venda de alimentação para animais e de produtos indispensáveis para produção agropecuária, prevenção, controle de pragas dos vegetais e de doença dos animais. Distribuidores de gás, lojas de venda de água mineral, e padarias também estão autorizados a reabrirem.

Também estão liberadas empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, tratamento e abastecimento de água, captação e tratamento de esgoto e lixo, de processamento de dados ligados a serviços essenciais, e de segurança privada. Foram liberados serviços funerários, bancos, lotéricas e cooperativas de crédito; postos de combustível, estacionamentos e lava-rápidos; Lojas de material de construção, vidraçarias, marmoraria, serrarias, serralharias e todos os demais estabelecimentos relacionados à cadeia produtiva da construção civil;

Lojas de autopeças, borracharias, oficinas mecânicas e demais estabelecimentos relacionados à manutenção de veículos automotores estão autorizados a funcionar. Assim como: concessionárias de veículos; hotéis e pousadas; Lavanderias; Emissão, venda e controle de cartões eletrônicos e créditos tarifários para usuários do Sistema de Transporte Coletivo de transporte coletivo urbano.

Etapas

A primeira fase, iniciada hoje, contempla estabelecimentos comerciais que funcionarão de segunda a sexta com revezamento de turno, e shoppings centers, também de segunda a sexta, mas no horário habitual – 10h às 22h – sem funcionamento da praça de alimentação. O sábado e domingo ficam reservados para as feiras livres e os serviços essenciais.

Começa valer a partir do dia 8 de junho a segunda etapa, quando haverá liberação de  funcionamento de salões de beleza, barbearias e outras atividades de tratamento de beleza; tabacaria; floriculturas; bancas de jornal e revistas; e comércio de animais vivos.

Já a terceira fase, que contempla bares e restaurantes, com exceção do serviço de self-service, passa a valer a partir do dia 15 de junho.

A quarta fase prevê o retorno das atividades nas academias, a partir do dia 22 de junho. Já o funcionamento das escolas, templos religiosos, cinema, teatros, casas de show, eventos permanece com prazo indeterminado para retorno das atividades.

01 de junho de 2020, 16:33

Compartilhe: