domingo, 7 de junho de 2020

Vitória completa 121 anos em meio à paralisação do futebol por conta da pandemia

Foto: Maurícia da Matta / EC Vitória

Da Redação

O Esporte Clube Vitória chega aos 121 anos nesta quarta-feira (13), em meio à pandemia do novo coronavírus, que paralisou o futebol.

Com isso, a direção do clube programou celebrações virtuais ao longo de todo o dia que podem ser acompanhadas nos perfis oficiais do Vitória nas redes sociais. Na programação, está uma live com o presidente Paulo Carneiro, que vai conversar com alguns convidados, a partir das 19h.

O rubro-negro foi fundado em 1899 pelos irmãos Artur e Artêmio Valente. Surgiu com o nome de “O Club de Cricket Victoria”, até que, em 1902, adotou o futebol como modalidade principal, além de incluir atletismo, natação e remo. Foi nesse ano que o nome da agremiação passou para Sport Club Victoria.

A efetiva profissionalização no futebol veio em 1953. Em 1986, foi inaugurado o estádio Manoel Barradas, o Barradão, que viria a se tornar, em 1994, a casa do rubro-negro baiano.

O Vitória tem 29 títulos estaduais e cinco taças da Copa do Nordeste. No Brasileirão, sua melhor campanha foi em 1993, quando terminou na segunda colocação da tabela, perdendo para o Palmeiras nas finais.

Atualmente, o clube disputa a série B do Campeonato Brasileiro.

13 de maio de 2020, 12:33

Compartilhe: