terça-feira, 22 de setembro de 2020

Vídeo: publicitário viraliza ao criticar separação do Horto Florestal do bairro de Brotas

Foto: Reprodução/Instagram

Thyara Araujo

O desejo de grande parte dos moradores do Horto Florestal de ter a região considerada como um bairro de Salvador finalmente foi conquistado, após o prefeito ACM Neto anunciar, nesta terça-feira (1º), a criação de mais sete bairros na capital baiana. Agora, Brotas está livre do Horto Florestal. Inspirado nessa mudança, um vídeo gravado pelo publicitário baiano Pedro Valente, de 42 anos, viralizou nas redes sociais ao criticar essa “separação” de uma forma bem humorada.

Além do Horto Florestal, Chame-Chame, Colinas de Periperi, Dois de Julho, Ilha Amarela, Mirantes de Periperi e Vista Alegre são, agora, oficialmente, bairros de Salvador. “Eu morei no Horto quase 30 anos. Quando cheguei, tinham quatro prédios, algumas casas e muito mato. Morar no Horto não tinha nada de glamouroso. Era apenas um lugar calmo em Salvador. Chamávamos de Horto Florestal de Brotas. Mas, quando veio o boom imobiliário, senti que as pessoas já buscavam no Horto mais status do que paz e tranquilidade. Agora, a separação é justificada como “pertencimento”, como se não se sentissem pertencentes a Brotas e, sim, ao Horto Florestal. Achei que dava pra falar sobre isso com bom humor e, assim, gravei o vídeo”, diz Pedro Valente ao Toda Bahia.

Questionado se acredita que alguns moradores do Horto Florestal tenham um certo preconceito com relação a Brotas, o publicitário afirma: “Não creio que seja um preconceito em relação a Brotas. Brotas é metade de Salvador. Acredito que seja um desejo de se destacar socialmente, economicamente, rotulando-se como morador de um bairro supostamente exclusivo”.

Atualmente morando no Rio Vermelho, Valente conta que a ideia de gravar vídeos de humor surgiu em meio à pandemia do coronavírus. “Comecei a fazer vídeos como uma forma de manter minha cabeça ocupada nesse momento. Estava sofrendo com a solidão, pois moro em um apartamento pequeno com dois gatos, e com medo da pandemia. As pessoas começaram a gostar e, além de me fazerem companhia de alguma forma com os comentários, recebi feedbacks bacanas, percebendo que também estava fazendo algum bem a outras pessoas, levando leveza em um momento de tensão para todos nós”, conta.

Relacionadas ao momento atual, as temáticas dos vídeos do publicitário no Instagram abordam Salvador, relacionamentos amorosos em meio ao isolamento social, modificações corporais causadas pela quarentena, insegurança afetiva, contatos com ex-namorados durante a pandemia, entre outros assuntos.

O vídeo (confira ao final), até o momento, já tem mais de 42 mil visualizações.

Horto Florestal x Brotas

Em maio deste ano, por conta de medidas para conter a proliferação do coronavírus, o bairro de Brotas passou por medidas restritivas. Como ainda pertencia a Brotas, o Horto Florestal também deveria acatar as determinações dos protocolos da prefeitura de Salvador. Porém, a situação causou revolta em grupos de WhatsApp de moradores do Horto, que consideravam que a região não pertencia a Brotas.

Assista:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Pedro Valente (@sigapedro) em

Leia também:

O dilema do Horto Florestal e o Acupe que não é de Brotas

02 de setembro de 2020, 17:40

Compartilhe: