quinta-feira, 28 de março de 2024

Vídeo: Neto frisa que festival de cinco dias visa antecipar a chegada do turista a Salvador

Foto: Max Haack/Secom

Redação

“Salvador está ainda mais preparada para receber os turistas para os festejos de final de ano e durante todo o Verão. Esperamos até 100% de ocupação hoteleira no Festival Virada Salvador e índices excelentes durante toda a alta estação. A expectativa do setor hoteleiro e também do de bares e restaurantes é a melhor possível. Esses setores também estão investindo em qualificação de pessoal para receber ainda melhor os visitantes”, disse ACM Neto nesta quarta-feira (6), na Casa das Caldeiras, em São, no lançamento do calendário de Verão de Salvador.

Além de Neto, o evento contou com a presença do secretário municipal de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco, e do presidente da Saltur, Isaac Edington, além de representantes do trade turístico brasileiro, outras autoridades e personalidades do mundo artístico local e nacional. Na ocasião, foi lançada a campanha promocional do Verão soteropolitano, com o tema “Misture-se”, apresentando a diversidade de ritmos e de tribos como o diferencial da primeira capital do Brasil.

O prefeito lembrou que a estratégia de lançar o calendário de Verão e o Réveillon de Salvador em São Paulo tem rendido frutos positivos para a cidade a cada ano, com a geração de emprego e renda via aquecimento do turismo. Somente na última virada de ano, o setor hoteleiro registrou uma média de ocupação de 87,80%. Esses turistas tiveram como origem, principalmente, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Distrito Federal.

“É uma verdadeira mistura dos grandes nomes nacionais. O Festival Virada Salvador leva cerca de 500 mil turistas à capital, ocupa praticamente todo o setor da hoteleira e injeta mais de R$ 500 milhões na economia da cidade”, disse Isaac Edington, acrescentando que o evento terá ainda show com o uso de drones, roda-gigante, tirolesa, vila gastronômica e feira criativa com produtos típicos da Bahia.

Ensaios e festas

Vale lembrar, no entanto, que o Verão de Salvador já começa em novembro. São dezenas de ensaios, festas e eventos realizados pelos músicos e artistas que estão se preparando para o Carnaval. Além disso, de dezembro a fevereiro a cidade realiza 13 grandes festas populares, a exemplo da Lavagem de Itapuã, Yemanjá e a tradicional Lavagem do Bonfim. Essas três festas juntas atraem mais de 1,5 milhão de pessoas para as ruas da capital baiana.

O ápice do Verão na Cidade da Música, título que Salvador ganhou da Unesco, é o Carnaval, a maior festa de rua do planeta. São 10 dias de agito, mais de dois milhões de pessoas por dia, centenas de apresentações em trios elétricos, sete circuitos oficiais e cerca de dez palcos espalhados pela cidade.

Durante o evento em São Paulo, com shows de Saulo e Banda Eva e convidados como Daniel Vieira, Silva, Márcio Victor e Daniela Mercury, foi divulgado o nome de uma nova marca que se une à Prefeitura para apoiar a realização do Carnaval: a Veloe, que irá atuar para melhorar a mobilidade durante a festa.


(Vídeo: Toda Bahia)

Max Haack/Secom
Max Haack/Secom

06 de novembro de 2019, 21:38

Compartilhe: