quarta-feira, 26 de junho de 2019

Vale reduz nível de emergência da Barragem Vargem Grande, em Minas

Foto: Vale/Divulgação

Após realizar melhorias estruturais na Barragem Vargem Grande, na Mina de Abóboras, em Nova Lima (MG), a mineradora Vale rebaixou o nível de alerta para emergência no local de 2 para 1, na escala dentro do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM).

Segundo a empresa, a mudança foi registrada ontem (4) pela Vale no Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens de Mineração (SIGBM), da Agência Nacional de Mineração (ANM). A informação foi divulgada hoje (5).

De acordo com a Vale, foram feitos desde janeiro o rebaixamento do nível de água do reservatório; a limpeza dos canais de drenagem; estudos de sensibilidade, pela empresa auditora, para avaliação do impacto do rebaixamento do nível d’água na estabilidade da barragem; e avaliação técnica das deformações apresentadas no sistema de monitoramento por inclinômetros.

“A expectativa é de que, com a continuidade dessas ações, a estrutura seja totalmente retirada da condição de alerta”, informou a Vale. Com isso, o trecho da BR-356 entre os quilômetros 37 e 40, que poderia ser atingido em caso de rompimento da barragem, não necessita mais da operação assistida.

05 de junho de 2019, 14:16

Compartilhe: