quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Terreiro de Jesus é entregue requalificado pela Prefeitura de Salvador

Foto: Max Haack/Secom

Respeitando o traçado original, a praça do Terreiro de Jesus foi entregue no final da tarde desta sexta-feira (7) à população de Salvador, turistas e demais apreciadores do espaço histórico, após passar por obras de requalificação. As intervenções custaram R$ 1,6 milhões e correspondem à primeira ação estrutural feita no local desde a década de 1950. A devolução do equipamento ao público foi realizada ao pôr do sol pelo prefeito ACM Neto, na companhia do vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Bruno Reis, do secretário de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco, e demais autoridades municipais.

“É um trabalho importantíssimo dentro deste contexto de grandes investimentos que realizamos no Centro Histórico de Salvador, onde já injetamos cerca de R$ 300 milhões em diversas obras. Claro que o Terreiro de Jesus é uma das praças mais importantes da cidade, e não há como não ficar emocionado ao chegar aqui e ver essa beleza que já é patrimônio da humanidade e berço da cultura de nossa capital, hoje mais bonito e inteiramente requalificado para atender a todos que vem conhecer nossa cidade”, disse ACM Neto.

A praça do Terreiro de Jesus está localizada no coração do Centro Histórico da cidade, no Pelourinho. Está inserido em área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e considerada Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1985 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

“Hoje é um dia histórico para esta cidade. E nós temos a capacidade de resolver problemas de Salvador. Aqui, no terreiro, recuperamos a pavimentação, as pedras, os jardins e o monumento em homenagem à deusa Ceres. Trabalhamos na iluminação para que tudo ficasse alinhado ao ambiente de um dos lugares mais bonitos do mundo”, afirmou Bruno Reis.

07 de junho de 2019, 20:02

Compartilhe: