quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Rui teve que intervir em farra das diárias do Detran, diz coluna

Foto: Divulgação

Redação

O governador Rui Costa teve que intervir em um esquema que estava beneficiando servidores e ocupantes de cargos comissionados no Detran, com o pagamento de diárias. As informações são da coluna Satélite, do jornal Correio*. Ao ser alertado da farra das diárias, Rui, além de mandar cortar o esquema, determinou a realização de uma devassa interna na folha de pagamentos do Detran.

De acordo com a publicação, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) identificou um amplo esquema ilegal de diárias. Fontes do TCE que tiveram acesso ao teor da auditoria informaram que o valor do prejuízo ainda está sendo calculado, mas apurações preliminares indicam para desvios de centenas de milhares de reais dos cofres públicos apenas entre 2018 e o início de 2019. As mesmas fontes afirmaram que a Polícia Federal investiga o caso

Um dos casos detectados pelo TCE inclui de um funcionário graduado do Detran que recebeu cerca de R$ 300 mil de forma irregular. Há situações de pagamentos até para ex-servidores. Na lista de envolvidos, há dezenas de servidores de carreira ou nomeados para o Detran, incluindo antigos e atuais membros da direção.

Os auditores descobriram que dirigentes do Detran acrescentavam sistematicamente aos próprios salários até 15 diárias mensais, quantidade máxima permitida pelo governo do estado, mesmo que não tivessem viajado a trabalho no período.

Além das diárias, há indícios de adição irregular de horas extras nos últimos anos. A Secretaria Estadual da Administração (Saeb), à qual o Detran é subordinado, informou em nota que, “após indicação de abertura de Processo Administrativo Disciplinar pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE)”, a Corregedoria Geral do Estado vem apurando irregularidades na concessão de diárias pelo órgão entre 2014 e 2016.

Apesar de não se referir ao esquema investigado pelo TCE, a Saeb tem conhecimento sobre uma nova investigação da Corte de Contas relativa a repasses ilegais.

09 de agosto de 2019, 08:01

Compartilhe: