quinta-feira, 28 de março de 2024

Silvio Pinheiro reafirma compromisso do Brasil como colaborador internacional no combate à fome

Na data em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Silvio Pinheiro, fez pronunciamento oficial na sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, em Roma, reafirmando o compromisso do Brasil como colaborador internacional no desenvolvimento de estratégias de combate à fome e à pobreza ao redor do mundo. O FNDE participa como expositor no painel com o tema “Programas de alimentação escolar integrados para múltiplas contribuições aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, da ONU, durante a 45ª Sessão Plenária do Comitê de Segurança Alimentar Mundial (CSA).

Na plenária, Pinheiro reforçou ainda a vocação do Brasil em cooperar com outros países nas estratégias de combate à fome. “O Brasil tem interesse profundo em continuar apoiando e construindo uma interação ainda mais estreita com os organismos internacionais e, para isso, reassumimos o compromisso de trabalhar, especialmente com a FAO, o PMA e as demais organizações baseadas em Roma, em favor dos países que tiverem a disposição para desenvolver estratégias com objetivo de combater a pobreza e erradicar a fome, trabalhando para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos na Agenda de Desenvolvimento 2030”.

Pinheiro lembrou também que, ao longo da última década, o Brasil construiu uma parceria forte com a FAO e com o Centro de Excelência contra a Fome e elucidou o fortalecimento da atuação do FNDE neste cenário.

O programa de alimentação escolar brasileiro – o PNAE – está baseado no direito humano à alimentação adequada e no princípio do acesso universal. Além disso, promove a articulação com a agricultura familiar, ferramenta que não apenas garante a qualidade dos alimentos, mas também fortalece o crescimento da economia das pequenas e médias cidades, constrói resiliência e combate à desigualdade social, reduzindo a pobreza no Brasil.

16 de outubro de 2018, 20:03

Compartilhe: