quarta-feira, 24 de abril de 2024

Série que exalta colonização portuguesa no Brasil é exibida em TV pública

Redação

O astrólogo e autoproclamado filósofo, Olavo de Carvalho, é um dos entrevistados da série “Brasil: A Última Cruzada”, que começou a ser exibida na noite de ontem pela TV Escola, uma emissora pública, mantida pelo Ministério da Educação, que é direcionada para formação de alunos e professores.

A série exalta a “coragem” dos colonizadores portugueses e o “amor pelo Brasil” de dom Pedro I. O produtor da série, Filipe Valerim, diz que o objetivo é “combater ideologias perversas” e “despertar a consciência e o patriotismo” dos telespectadores.

Há também entrevistados como o atual deputado federal pelo PSL de São Paulo, Luiz Philippe Orleans e Brangança, e o novo presidente da Biblioteca Nacional, Rafael Nogueira.

O colunista de O Globo, Bernardo Mello Franco, ouviu historiadores que criticam a exibição da série em uma TV pública. “A série ouve gente desqualificada e defende teses que não são aceitas por ninguém na academia. Estão usando uma emissora pública para fazer propaganda e fortalecer a visão ideológica do grupo do presidente”, criticou um historiador.

Na próxima semana, ainda de acordo como o colunista, a TV Escola começará a exibir a série “Meia Volta, Vou Ler”. A promessa é mostrar “a qualidade das escolas cívico-militares”, a maior vitrine da política educacional de Bolsonaro.

10 de dezembro de 2019, 09:02

Compartilhe: