quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Secretário de Saúde de Guanambi é denunciado pelo MPF por estelionato e falsificação

Foto: Reprodução/Agência Sertão

Da Redação

O secretário de Saúde de Guanambi, Manoel Paulo Fraga Rodrigues, foi denunciado pelo Ministério Público Federal por estelionato e falsificação em um projeto para tratamento de glaucoma pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Além dele, três médicos também foram denunciados pelos mesmos crimes, além de lesão corporal. Os nomes dos médicos não foram divulgados.

O MPF afirma que os procedimentos do projeto de tratamento do glaucoma eram feitos em uma clínica, que chegou a receber R$ 9,4 milhões do SUS para atendimentos em Guanambi e em outros 30 municípios próximos, entre 2013 e 2017. A clínica tem sede em Salvador e filiais em outras cidades.

As apurações indicam que os médicos responsáveis colocaram em risco a saúde dos pacientes, inseriram dados falsos no sistema do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e descumpriram diversos requisitos da Política Nacional de Atenção Oftalmológica.

O MPF diz que o secretário foi “omisso e conivente”, já que ele é o responsável por credenciar, regular, controlar e avaliar a empresa, além de ser quem reporta ao Ministério da Saúde as irregularidades encontradas, o que segundo o o órgão, não foi feito.

18 de novembro de 2020, 12:45

Compartilhe: