sábado, 6 de junho de 2020

Secretaria de Saúde do Estado faz esclarecimento após circulação de vídeo sobre uso da hidroxicloroquina

Foto: Reprodução/YouTube

Da Redação

A Secretaria de Saúde da Bahia divulgou uma nota de esclarecimento após a circulação em massa, neste domingo (17), de um vídeo do secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, falando sobre o uso de medicamentos hidroxicloroquina e azitromicina para pacientes com coronavírus na Bahia.

De acordo com a Sesab, desde o dia 8 de abril deste ano, o Governo da Bahia disponibilizou, mediante prescrição médica, o uso da associação dos medicamentos hidroxicloroquina e azitromicina para pacientes internados no Sistema Único de Saúde (SUS) com diagnóstico positivo para coronavírus (Covid-19). O órgão ressalta que isso não é uma recomendação de uso.

“Se limita a mais um medicamento à disposição do médico, a exemplo de outras alternativas terapêuticas disponibilizadas para os pacientes hospitalizados, tais como Ivermectina e Tocilizumabe”, diz a Sesab.

O Toda Bahia conferiu que o mesmo vídeo que circulou hoje no WhatsApp já havia, de fato, sido publicado nas redes sociais do secretário Fábio Vilas- Boas no dia 8 de abril, como mostra abaixo:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Na tarde de hoje (8), tive uma importante reunião, com a comissão científica da Secretaria da Saúde, para alinhamento dos protocolos assistenciais. Decidimos liberar, mediante prescrição médica, o uso da associação dos medicamentos hidroxicloroquina e azitromicina para pacientes internados no SUS, com diagnóstico positivo para coronavírus. A recomendação é que os pacientes hospitalizados recebam os medicamentos o mais precocemente possível após a internação. A gestão @ruicostaoficial segue trabalhando no fortalecimento da saúde pública do Estado para o enfrentamento do novo coronavírus e redução de perdas para a população. #Coronavirus #Covid19 #GovernoDoEstado #Saúde #SUS #FiqueEmCasa #MáscaraParaTodos

Uma publicação compartilhada por Fábio Vilas-Boas (@fabio_vboas) em

17 de maio de 2020, 22:35

Compartilhe: