terça-feira, 20 de abril de 2021

Secretária de Saúde de Porto Seguro espalha fake news sobre vacinação em pessoas que tiveram Covid-19

Foto: Reprodução

Da Redação

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia divulgou nota reforçando que todos os pacientes que tiveram o diagnóstico positivo para a Covid-19 devem se vacinar com as duas doses da vacina, sendo a primeira dose após 30 dias a partir do início dos sintomas da doenaça ou da data de coleta da primeira amostra de RT-PCR positiva para Sars-CoV-2. Esta é a orientação das autoridades sanitárias federal e estadual, reforça o órgão.

Segundo a nota, a imunidade natural (provocada por doença) não possui um tempo exato de permanência, logo é preciso fazer o esquema vacinal em duas doses.

A Sesab faz o alerta após começar a circular um vídeo em que a médica e secretária de Saúde de Porto Seguro, Raissa Soares, espalha fake news, orientando de forma equivocada a população.

Ela diz que quem teve Covid só deve tomar uma dose da vacina. “Eu tenho visto pessoas que já tiveram Covid tomando as duas doses. Fica o alerta, que é uma recomendação, que quando as vacinas chegam pra nós, com uma orientação por escrito, como se fosse as bula das caixinhas. E a recomendação da Sesab, aqui da Bahia, tem orientado e acredito que seja uma orientação federal, é que quem já teve Covid já estimulou o sistema imunológico uma vez. Toma uma dose da vacina, não toma duas”, disse a secretária em entrevista ao jornalista Fernando Beteti.

04 de abril de 2021, 10:25

Compartilhe: