domingo, 7 de junho de 2020

Salvador e outras oito cidades baianas terão feriados antecipados

Foto: Carla Ornelas/ GOVBA

Thyara Araujo

O governador da Bahia, Rui Costa, e o prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciaram na tarde de hoje (22) novas medidas de enfrentamento ao coronavírus na capital  e no estado. De segunda-feira (25) até sexta (29), os serviços não essenciais serão interrompidos em  Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Candeias, Lauro de Freitas, Ipiaú e Camaçari. Para isso, haverá antecipação de alguns feriados estaduais e municipais.

“Estamos antecipando dois feriados estaduais, o 2 de julho e o dia 24 de junho, já que não teremos São João, para segunda e terça. Teremos, em alguns municípios, feriados quarta e quinta. Aqueles municípios que não têm feriados, faremos o fechamento de serviços não essenciais, excetuando serviços de saúde, farmácias, supermercados e agências de banco. Com essa medida, ganharemos cinco dias de baixo convívio social nessas nove cidades”, disse Rui. Segundo ele, o objetivo é fazer com que a taxa de transmissão fique de 5% para baixo, na Bahia.

De acordo com Rui, outros municípios podem aderir à medida. “Essa decisão está sendo tomada para municípios com mais de 100 casos de coronavírus. Se outros prefeitos quiserem, eles podem aderir à medida”.

Em Salvador, haverá também a antecipação do feriado de 8 de dezembro (Nossa Senhora da Conceição da Praia).

“Essa medida, a depender do resultado, pode fazer com que a gente encurte o processo de retomada das atividades em Salvador. A prefeitura vem conversando com os principais segmentos econômicos sobre os protocolos de retorno, detalhando quais serão as medidas necessárias para essa retomada. É desejo nosso e claro que qualquer decisão será compartilhada com o governo do estado”, disse Neto.

Semana em Salvador

De acordo com o prefeito, a medida que contempla 5 dias será da seguinte forma:

Segunda até quarta-feira: funcionarão serviços de saúde, mercados e farmácias em Salvador. As agências bancárias estarão fechadas, pois esses dias contarão como antecipação de feriados.

Quinta e sexta: funcionarão serviços de saúde, mercados, farmácias e agências bancárias.

22 de maio de 2020, 15:12

Compartilhe: