sexta-feira, 29 de março de 2024

Rússia registra primeira vacina contra Covid-19 do mundo

Foto: NIAID/Divulgação

Da Redação

A primeira vacina do mundo contra a Covid-19 foi registrada nesta terça-feira (11) na Rússia. O anúncio foi feito pelo presidente Vladimir Putin.

As autoridades russas já haviam afirmado, na última semana, que a vacina foi capaz de criar resposta imune nos voluntários que participaram da segunda fase de testes clínicos.

“Esta manhã, pela primeira vez no mundo, uma vacina contra o coronavírus foi registrada. Sei que é bastante eficaz, que proporciona imunidade duradoura”, declarou Putin.

O mandatário russo disse ainda que uma de suas filhas foi vacinada contra a Covid-19. “Uma de minhas filhas foi vacinada, tendo participado da fase de testes. Após a primeira vacinação, ficou com 38 graus de temperatura, mo dia seguinte tinha 37 graus e pouco”.

Segundo a Época, a vacina russa é baseada no adenovírus humano fundido com a espícula de proteína em formato de coroa que dá nome ao coronavírus.

É por meio dessa espícula de proteína que o vírus se prende às células humanas e injeta seu material genético para se replicar e causar a morte da célula.

Especialistas na área da saúde pública preveem as vacinas para meados de 2021. Relatório da OMS do último dia 31 de julho aponta que 26 vacinas estão em fase de testes e outras 139 em desenvolvimento. A vacina russa não está presente nesse relatório.

11 de agosto de 2020, 08:08

Compartilhe: