sexta-feira, 26 de abril de 2024

Rui Costa reassume governo, acompanha situação das chuvas e planeja última entrega antes da despedida

Foto: Divulgação

Da Redação

Após um período curto de descanso na Europa, o governador Rui Costa (PT) reassumiu nesta quinta-feira (29) o comando do Executivo estadual. Desde a última sexta-feira (23), quem exercia interinamente o posto era o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado Adolfo Menezes (PSD). O vice-governador João Leão (PP) recusou ocupar a função.

A tendência é que Rui fique na Bahia até domingo (01), para acompanhar a posse do sucessor Jerônimo Rodrigues (PT), pela manhã, na Assembleia Legislativa. Depois, ao lado de Jerônimo e de uma comitiva de políticos do estado, ele embarca a Brasília para participar da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O petista baiano será empossado ministro-chefe da Casa Civil na segunda-feira (02).

Antes de embarcar à Europa, Rui Costa passou vários dias em Brasília definindo a montagem da equipe na Casa Civil e planejamento as ações de transição do governo federal. Ele será responsável por acompanhar de perto a gestão dos programas da União.

Nesta quinta-feira (29), o governador pretende acompanhar de perto a situação dos municípios atingidos pelas chuvas. É provável que ele visite locais atingidos. Além disso, Rui Costa terá um encontro com Jerônimo para ajustar os últimos detalhes da transição.

Nesta sexta-feira (30), Rui Costa fará a última inauguração em Salvador como governador, cargo que ocupou por oito anos: as obras físicas do tramo III do metrô. A partir da entrega, a CCR Metrô realizará as adequações necessárias antes do início da operação com passageiros, prevista para acontecer num prazo de três meses.

O novo trecho do metrô, uma das marcas do governo Rui Costa, possui, aproximadamente, cinco quilômetros de extensão, a partir da estação Pirajá, com duas novas paradas: uma em Campinas de Pirajá, nas imediações da Brasilgás, e a outra denominada Águas Claras/Cajazeiras, implantada na confluência da Avenida 29 de Março com a BR-324.

O tramo III foi implantado às margens da rodovia BR-324, principal conexão de Salvador aos grandes centros econômicos do país. Ele também vai interceptar importante parque industrial e logístico, com 4,66 Km de extensão, duas estações metroviárias, a primeira em Campinas de Pirajá e a segunda em Águas Claras/Cajazeiras, e dois Terminais de Integração de Ônibus Municipal e Metropolitano, além de estar conjugado à nova estação rodoviária da capital e a duas subestações: uma auxiliar e uma retificadora de energia.

O empreendimento faz parte de um grande complexo intermodal, que deverá atender às demandas de transporte urbano dessas regiões e beneficiar a população que chega ou sai da capital, expandindo os atuais 33 km em operação para, aproximadamente, 38 km. Representa uma expressiva melhoria da mobilidade para a população de Salvador e da região metropolitana.

29 de dezembro de 2022, 07:01

Compartilhe: