sexta-feira, 26 de abril de 2024

Rui Costa e ACM Neto anunciam nesta terça-feira (7) medidas de retomada de atividades econômicas

Foto: Paula Fróes/GOVBA

Da Redação

Atualizada às 17h55

O prefeito de Salvador, ACM Neto, e o governador da Bahia, Rui Costa, chegaram a um consenso sobre o plano que definirá as etapas da flexibilização para retomada de atividades econômicas. O projeto será anunciado às 11h desta terça-feira (7), em coletiva de imprensa conjunta.

Hoje, Neto anunciou, durante a inauguração da reforma na Praça Marechal Deodoro, no bairro do Comércio, que a gestão municipal criou uma série de medidas para incentivar a recuperação da cidade quando o isolamento social for flexibilizado.

Um dos projetos aborda o funcionamento de bares e restaurantes. Segundo o prefeito, os empreendimentos serão liberados para colocar mesas e cadeiras nas calçadas. A ideia é que o atendimento seja realizado em espaços abertos, o que reduziria o risco de contágio pela Covid-19.

“Vou apresentar essa semana um plano de aproveitamento do espaço público de Salvador. Foi concebido agora no período da pandemia. Vamos estimular algumas coisas que vão mudar a cultura e a forma de aproveitamento do cidadão na cidade”, afirmou.

“Exemplo, Salvador não tem muito a cultura de bares e restaurantes nas ruas, ocupando espaços nas calçadas. Vamos estimular que diversas áreas passem a ter bares e restaurantes na rua, ao ar livre, para permitir uma primeira etapa de retomada de bares e restaurantes”, informou o prefeito.

Segundo ele, o plano de ocupação de áreas abertas inclui também praças e parques de Salvador. As praias, interditadas desde março, serão liberadas apenas quando houver segurança de que não provocarão aglomerações.

“Da mesma forma, vamos apresentar um plano de ampliação das ciclovias. Também vamos fazer intervenções de expansão de calçadas e passeios, para assegurar mais espaço ao cidadão. Vamos anunciar isso essa semana. São medidas pensadas de maneira coordenada”, disse.

“Nesta nova realidade que vamos ter que viver, os hábitos terão que mudar. Citei o exemplo de bares e restaurantes. A alternativa de lazer terá que ser mais ao ar livre do que em ambientes fechados. A prefeitura apresentará essa estratégia para que as pessoas possam aproveitar os espaços públicos da cidade. Praças, parques e, quando for possível, as praias. Tudo com limites de ocupação, protocolos de higienização”.

O prefeito também informou que os empresários da capital baiana terão uma rede de auxílio para conseguir manter os negócios e retomar as atividades ao fim da pandemia.

06 de julho de 2020, 16:33

Compartilhe: