terça-feira, 23 de abril de 2024

Roger Machado receberá título de cidadão soteropolitano e Medalha Zumbi dos Palmares

Foto: Divulgação/ECBahia

Redação

O técnico do Bahia, Roger Machado, será homenageado pela Câmara de Vereadores de Salvador com o título de cidadão soteropolitano e a Medalha Zumbi dos Palmares, honraria concedida aos destaques na luta contra o racismo e a intolerância religiosa. A proposta do vereador Silvio Humberto (PSB) foi aprovada por unanimidade.

Roger já declarou seu ativismo contra o racismo. No dia 12 de outubro, após partida contra o Fluminense, durante entrevista coletiva, ele fez uma abordagem que repercutiu nacionalmente sobre o racismo estrutural no Brasil. O jogo marcou o encontro dos dois únicos técnicos negros da Série A do Brasileirão: além de Roger, Marcão do Fluminense.

“Minha posição como negro na elite do futebol é para confirmar isso [que existe racismo no Brasil]. O maior preconceito que eu senti não foi de injúria. Eu sinto que há racismo quando eu vou no restaurante e só tem eu de negro. Na faculdade que eu fiz, só tinha eu de negro. Isso é a prova para mim. Mas, mesmo assim, rapidamente, quando a gente fala isso, ainda tentam dizer: ‘Não há racismo, está vendo? Vocês está aqui’. Não, eu sou a prova de que há racismo porque eu estou aqui”, disse o treinador na época.

A cerimônia de homenagem a Roger na Câmara ainda não tem data marcada. Ele também pode ser homenageado na Assembleia Legislativa. O deputado estadual Osni Cardoso (PT) propôs entregar ao técnico do tricolor o título de cidadão baiano

20 de novembro de 2019, 07:59

Compartilhe: