quinta-feira, 25 de abril de 2024

Reforma tributária será prioridade na volta dos trabalhos do Congresso

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

As reformas econômicas, especialmente a tributária, serão prioridade na volta dos trabalhos do Congresso Nacional, de acordo com líderes partidários ouvidos pelo G1. As atividades legislativas serão retomadas em fevereiro, após quase um mês e meio de férias.

No ano passado, a reforma tributária não avançou pela falta de consenso entre as diferentes propostas analisadas pela Câmara e pelo Senado. A saída foi criar uma comissão mista, que ainda será instalada e terá parlamentares das duas casas.

Indicado para presidir o colegiado, o senador Roberto Rocha (PSDB-MA) avalia ser possível começar a votar o texto na comissão já em março.

O debate sobre a matéria tem o apoio também de partidos da oposição.

“A reforma tributária é um tema que, talvez, seja o que terá mais apelo para que seja impulsionado. No ano passado, não teve ambiente no parlamento em razão da falta de convergência e da clareza do governo do que deveria ser a sua proposta. Acho que a reforma tributária volta com muita força, porque é um debate que interessa a todo mundo fazer”, diz o líder do PSB na Câmara, Tadeu Alencar (PE), segundo o G1.

Para o líder do PSOL na Câmara, Ivan Valente (SP), o debate será feito “num momento de grande arrocho fiscal”, o que poderá dificultar a aprovação. “Os parlamentares vão querer trabalhar com a ideia de simplificação tributária, com que, no geral, todo mundo concorda: criar um imposto sobre valor agregado que vários países já trabalham. Mas isso não resolve o problema da arrecadação fiscal do Brasil”, pondera Valente, ainda de acordo com a publicação.

19 de janeiro de 2020, 12:03

Compartilhe: