quarta-feira, 1 de maio de 2024

PT, PSB e PSOL defendem bloco de oposição na Câmara com PDT, PCdoB e Rede

As cúpula de PT, PSOL e PSB defenderam após reunião nesta terça-feira (22) a formação na Câmara dos Deputados de um bloco de partidos de oposição, incluindo também PDT, PCdoB e Rede.

Um dos objetivos do bloco seria fazer uma oposição mais articulada ao governo Jair Bolsonaro, segundo o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira. O outro seria garantir espaços na Mesa Diretora, além da preferência de escolha do comando das comissões permanentes, proporcional ao tamanho das bancadas ou blocos.

As negociações entre as legendas, porém, ainda dependem de conversas com PDT, PCdoB e Rede.

Considerando as bancadas eleitas em outubro passado, o bloco, se vier a se concretizar, poderia chegar a 136 deputados: PT (56), PSB (32), PSOL (10), PDT (28), PCdoB (9), Rede (1).

“É necessário um esforço conjunto para atrair toda a esquerda e todas as forças políticas que se opõem ou tenham contradições com o governo Bolsonaro, que já demonstra que será desastroso sob o ponto de vista do desenvolvimento do país e regressivo do ponto de vista de costumes e das políticas sociais. Daí porque é importante unir forças para que possamos fazer o enfrentamento e honrar a condição de oposicionistas que os eleitores nos colocaram”, afirmou o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira.

22 de janeiro de 2019, 15:08

Compartilhe: