sábado, 23 de março de 2019

Projetos municipais de apoio a startups são apresentadas no Hub Salvador

Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Como o setor público pode apoiar sua startup? As respostas embasaram a explanação do secretário de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência, André Fraga, durante a palestra de abertura do Startup Europe Week 2019, realizada no Hub Salvador, nesta segunda-feira (11), no Terminal Marítimo. Dentre as várias experiências públicas de sucesso, Fraga pontuou a entrega do Centro Municipal de Inovação Colabore, prevista para o dia 29 de março, no Parque da Cidade, e os avanços na Política Municipal de Inovação, que prevê a criação de um Sistema Municipal de Inovação incluindo um conselho, fórum e um programa, todos específicos para o segmento.

Durante o maior multievento de startups do mundo, o secretário lembrou que em 2016 o prefeito ACM Neto teve a sensibilidade de incluir o quesito “Inovação” na pasta, que até então era apenas Secretaria da Cidade Sustentável. “Naquela época foi lançado o desafio de fazermos política pública para inovação. E cá estamos nós, há dois anos, com muitas ações e projetos de sucesso. Precisávamos lançar editais para estimular os empreendedores e assim temos feito”, disse ele, ao lembrar da chamada temática Cidade Conectada, que foi lançada durante o evento, a quarta lançada por meio do Edital de Inovação para a Indústria.

Evento simultâneo

O Startup Europe Week 2019, maior multievento de startups do mundo, ocorreu simultaneamente em diversos países, e tem o objetivo de apresentar aos empreendedores todo o suporte que o Hub pode oferecer para o desenvolvimento dos negócios. Para o diretor de Parcerias Público Privadas (PPPs) da Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Gustavo Menezes, que também participou do painel “Como o setor público pode apoiar sua startup?”, a iniciativa pública tem mudado a postura por entender que tudo que é investido em inovação tem retorno garantido. Ele fez questão de citar que existem países que a cada US$1 investido em inovação, o retorno chega a ser oito vezes maior. “Tudo isso volta em geração de emprego e renda”, pontuou.

Referência

O Hub Salvador se destaca no cenário nacional como um dos dez melhores espaços decoworking do país. No prédio moderno, com três andares, as 60 empresas e 32 startups desenvolvem soluções tecnológicas inovadoras, sempre com foco na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Ano passado, foram 57 eventos com participação de 3.200 pessoas, garantia de três editais de investimento e uma premiação “Top 10 Nacional”.

Além das novidades que tem feito a diferença no mercado, o Hub também tem sido um grande gerador de empregos. O espaço integra o programa Salvador 360, eixo Cidade Inteligente, e busca contribuir para que a capital dê um salto na área de soluções tecnológicas inovadoras, sempre com foco na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Durante o Startup Europe Week 2019, outros três debates reuniram especialistas. Empreendedores e palestrantes puderam discutir sobre os temas “Os suportes das aceleradoras e hubs de inovação no tracionamento da sua startup”, “O papel das universidades no surgimento de novas ideias” e “Como buscar financiamento para a sua startup?”.

11 de março de 2019, 19:39

Compartilhe: