quinta-feira, 18 de abril de 2024

Projeto apoiado por fundo municipal promove equoterapia gratuita para crianças

Foto: Bruno Concha - Secom/PMS

A equoterapia, técnica que utiliza dos cavalos para ajudar na reabilitação desses pacientes, complementando os outros tipos de tratamentos, é utilizada desde 1993 pela Associação Baiana de Equoterapia (Abae), que oferece o serviço gratuito para a população de Salvador e do interior. A instituição é uma das beneficiadas pelos recursos do Imposto de Renda, que são direcionadas para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres Infância e Juventude (SPMJ), e repassados para ajudar e apoiar diversos projetos sociais realizados na cidade.

A iniciativa é realizada em parceria com a Polícia Militar na Bahia, na sede do Esquadrão de Polícia Montada, em Itapuã, e com o 19° Batalhão de Caçadores do Exército, no Cabula. Através desses recursos, a associação tem a possibilidade de investir em equipamentos para as crianças e seus familiares, como parques adaptados, brinquedos, cadeiras, materiais de limpezas, além da manutenção do espaço.

As unidades da Abae contam com pistas de equitação, selarias, salas administrativas e casa de reuniões. Com uma equipe multidisciplinar formada por fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, atualmente a associação atende 131 crianças a partir de dois anos, portadoras de deficiências como microcefalia, síndrome de Down, paralisia cerebral, autismo e aneurisma, inclusive famílias do interior da Bahia como Irecê, Senhor do Bonfim, São Francisco do Conde, Castro Alves e Vitória da Conquista. A lista de espera para receber o tratamento já chega a 3 mil pessoas.

O tratamento é indicado para todos os tipos de deficiência, porém as restrições dependem quadros clínicos, como em casos de convulsões não controladas, luxação de ombro ou quadris, escoliose acima de 30 graus e hidrocefalia com válvula.

19 de março de 2019, 22:08

Compartilhe: