terça-feira, 20 de abril de 2021

Primeiro trem do VLT do subúrbio é apresentado na China, por videoconferência

Foto: Divulgação/BYD

Da Redação

O primeiro dos 28 trens que compõem o VLT, equipamento que vai substituir o trem do subúrbio em Salvador, está pronto e foi apresentado durante um evento virtual na manhã desta quinta-feira (8), com a presença do governador Rui Costa, do vice-governador João Leão, do secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, Nelson Pelegrino, e de representantes da empresa BYD, responsável pela construção do trem, e do governo chinês. O equipamento foi construído na sede da BYD, na China, e será o primeiro skyrail sobre o mar do mundo. O VLT do Subúrbio é fruto de uma parceria público-privada entre o Governo da Bahia e a Skyrail Bahia, empresa responsável pela implantação e operação do VLT.

Para o governador Rui Costa, a apresentação foi um momento de “profundo orgulho”. “Comemoro junto com todos vocês e com certeza como o povo da Bahia mais uma parceria com o povo chinês. Fica claro que o Brasil é um país com enorme potencial e que, com diplomacia e união entre os povos, nós podemos fazer parceria em várias áreas”.

O governador lembrou que teve a oportunidade de visitar a fábrica da BYD, na China, para viabilizar o projeto. “Após colocarmos a Bahia como segundo maior extensão de metrô do Brasil, agora damos um passo largo para a modernização do transporte, com esse veículo que vai substituir um trem da década de 40, e que não apresentava mais condições de conforto nem de velocidade”, declarou. Rui acrescentou que o novo modal é ecologicamente sustentável. “Ganham o meio ambiente e as cidades da Região Metropolitana, com um novo vetor de desenvolvimento social e inclusão, na medida em que vamos gerar renda e emprego para ao população”.

Rui Costa expressou o desejo de realizar outras parcerias com empresas chinesas. “Quero destacar a nossa parceria com a Railway, chegamos a instalar câmeras com medição de temperatura nos terminais do metrô e do aeroporto, para monitorar a Covid-19. Ontem fiz uma reunião sobre o vídeo-monitoramento, tecnologia que conheci nas cidades chinesas, a serviço da segurança pública. Tivemos a assinatura do contrato e essa semana já depositamos a primeira parcela de R$ 250 milhões para a construção da Ponte Salvador-Itaparica. Nos próximos dias teremos a licitação da Fiol, que agora finalmente terá sua conclusão junto com o Porto Sul”.

Ônibus elétricos

O governador afirmou que, ainda na sua gestão, pretende iniciar a substituição, em Salvador, da frota de ônibus movidos a diesel por ônibus elétricos. “São equipamentos modernos, que trarão conforto, modernização do modal de transporte, com um sistema tão importante quanto o metrô e o VLT, pois os ônibus elétricos alimentam esses transportes de massa com o mesmo padrão tecnológico e de conforto”.

O governador declarou sua admiração pelo avanço tecnológico e social chinês. “A China esta erradicando a pobreza e a fome, um processo que avança na economia, mas que tem foco nas pessoas, na erradicação da pobreza no planeta. É possível o Brasil acompanhar e fazer mais parcerias com a China e com outras nações. Fica aqui expressa a minha admiração e compromisso para que possamos avançar em novas parcerias”.

Para o vice-governador e secretário do Desenvolvimento Econômico, João Leão, o VLT é mais uma vitória do Governo da Bahia. “Eu fico muito feliz, isso se iniciou lá atrás, com conversações, diálogos, tivemos uma ajuda muito grande do governo chinês para a implantação do VLT, para o projeto da Ponte Salvador Itaparica. Quero lembrar que o VLT é um exemplo ao Brasil, quando dois países se juntam, querem o desenvolvimento, isso é de uma importância fundamental”.

08 de abril de 2021, 11:35

Compartilhe: