quinta-feira, 25 de abril de 2024

Presidente do INSS diz que fila de análise de pedidos só deve ser regularizada em seis meses

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Renato Vieira, disse nesta sexta-feira (10) que espera regularizar a situação do serviço nos próximos seis meses. O serviço não tem dado conta da demanda de requerimentos de benefícios.

Hoje, cerca de 1,9 milhão de pedidos de aposentadorias e outros benefícios aguardam uma resposta do INSS.

Renato Vieira disse não haver como fixar um prazo específico para que essa fila zerada e argumenta haver variáveis que não dependem apenas do instituto. O fluxo de requerimentos de benefícios, por exemplo, pode variar ao longo do ano.

“A seguir o atual fluxo, a atual produtividade do INSS, que tem demonstrado resultados positivos, sobretudo no último semestre de 2019, nós esperamos que nos próximos 6 meses a situação esteja absolutamente regularizada”, afirmou, segundo o  G1 Brasília e TV Globo.

Segundo o INSS, 1,3 milhão de pedidos aguardam uma resposta do instituto há mais de 45 dias, prazo limite considerado normal. E 500 mil casos aguardam a entrega de documentos complementares pelo segurado.

Todos os pedidos estão na mesma fila. Benefícios de assistência ao idoso, por incapacidade, para deficientes de baixa-renda, auxílio-doença, pensão por morte, além das aposentadorias, são ordenados apenas por ordem cronológica.

11 de janeiro de 2020, 08:15

Compartilhe: