sábado, 20 de abril de 2024

Presidente da ALBA garante apoio ao setor de florestas plantadas

Foto: Juliana Andrade/Agência ALBA

O presidente da Indústria Brasileira de Árvores (IBA), Paulo Hartung, e o diretor-executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), Wilson Andrade, participaram de um encontro com o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Nelson Leal (PP), na tarde de ontem (7), para discutir os rumos do setor de árvores plantadas em território baiano. Os visitantes pediram apoio do legislativo estadual para tornar o segmento mais conhecido pela população, além disso, destacaram as vantagens econômicas de ampliá-lo.

O gestor da casa legislativa garantiu apoio do parlamento no plano para apresentar ao povo o setor e suas possibilidades, ao observar os impactos positivos na geração de emprego e renda em regiões do território baiano. “O segmento de árvores plantadas é importante para a economia. A Bahia, inclusive, tem um potencial fantástico. Para se ter um exemplo, as árvores daqui crescem até oito vezes mais rápido que alguns países da Europa Pode ter a certeza de que vai contar com o apoio integral da Assembleia Legislativa da Bahia”, afirmou Leal, acompanhado dos parlamentares Alex Lima (PSB), Eduardo Salles (PP) e Marcelo Veiga (PSB).

Atualmente, o assunto é acompanhado de perto pela Casa por meio das comissões do Meio Ambiente e a da Agricultura, além de proporcionar debates com a sociedade civil a partir de reuniões organizadas pelas Frentes Parlamentares Ambientalista e da Indústria.

De acordo com um relatório anual da IBA, lançado nesta quarta durante o IV Congresso Brasileiro de Eucalipto, a Bahia possui 657 mil hectares de área com florestas plantadas. Deste total, 94% são destinados ao plantio de eucalipto, posicionando o estado no 4º lugar no ranking nacional de cultivo deste tipo de espécie. Ainda de acordo com o documento, de 2007 a 2018, a área plantada cresceu o equivalente a 70 mil hectares.

08 de agosto de 2019, 10:04

Compartilhe: