quinta-feira, 25 de abril de 2024

Prefeitura de Salvador vai destinar R$474 mil para restauração do Palácio da Sé

Foto: Max Haack/Secom

O prefeito ACM Neto conheceu na manhã desta segunda-feira (17), a convite do arcebispo Dom Murilo Krieger, parte das obras de recuperação realizadas no Palácio da Sé, localizado no Pelourinho. As obras, que têm o objetivo de revitalizar e dinamizar o espaço, devem ser entregues durante as comemorações pelo aniversário de 470 anos Salvador, em 29 de março de 2019. O prefeito autorizou o investimento de R$ 474 mil para a conclusão das intervenções de restauração do prédio histórico, que estavam sendo realizadas com verbas do BNDES e agora contarão também com recursos municipais.

“Salvador vai, aos poucos, ganhando, de um lado, a preservação da sua história e cultura e, de outro, equipamentos que têm uma força extraordinária, sobretudo de atração turística para nossa cidade. Fico feliz em trazer a contribuição da Prefeitura porque isso vai de encontro a tudo que estamos fazendo em termos de investimento no Centro Histórico. Eu não tenho dúvidas que isso vai ajudar a mudar o patamar urbanístico do nosso Centro Antigo”, declarou o prefeito.

“Essa obra não é da igreja, e sim da sociedade. Conseguimos uma parte dos recursos, mas eles acabaram e graças a Deus estamos contando com compreensão da Prefeitura para nos ajudar a dar continuidade. Com isso, a cidade vai se maravilhar e agradecer ao esforço feito pela Arquidiocese e pela Prefeitura. Quem vai ganhar com tudo isso é o povo desse estado”, afirmou Dom Murilo Krieger.

O Palácio Arquiepiscopal de Salvador localiza-se na Praça da Sé, na zona histórica do Pelourinho. Foi construído no início do século XVIII para ser residência de arcebispos. É um dos exemplos de arquitetura do período colonial na cidade, possuindo subsolo e três pavimentos sobre a rua. Sua entrada é marcada por um frontão barroco e um portal em pedra de lioz decorado com o brasão de Dom Sebastião Monteiro da Vide, arcebispo de Salvador na época da construção do edifício.

A adaptação de uso do imóvel tem o intuito de implantar um centro de referência da história da Igreja Católica no Brasil, expondo o acervo de singular importância da Arquidiocese de Salvador. O apoio do BNDES abrange as obras civis de restauração do edifício e também a musealização do palácio, com criação de laboratório para restauração documental.

17 de dezembro de 2018, 10:31

Compartilhe: