quinta-feira, 14 de maio de 2026

Prefeitura de Salvador lança programa para desenvolvimento do Centro Histórico

A região do Centro Histórico de Salvador é o mais novo alvo do programa Salvador 360, cujo quarto eixo foi lançado pela Prefeitura nesta segunda-feira (21), em cerimônia realizada no Fera Palace Hotel, na Rua Chile.

Com investimento inicial de R$200 milhões para os próximos quatro anos, serão realizadas 40 ações distribuídas em oito eixos: Incentivos, Intervenções Urbanas, Equipamentos Estruturantes, Mobilidade, Habitação, Regulamentações, Cultura e Gestão. A intenção é impulsionar investimentos, infraestrutura, ocupação de espaços e, principalmente, a geração de emprego e renda no coração da cidade.

“Este é o mais completo plano já pensado pela Prefeitura para o Centro Histórico em toda a história da cidade. São ações complementares numa visão realmente 360 graus para a região”, destacou o prefeito ACM Neto.

Dentre as principais ações está a requalificação de equipamentos e locais importantes da região, como a Avenida Sete e as praças Castro Alves, Terreiro de Jesus, Cairu e Marechal Deodoro, além dos terminais da Barroquinha e Aquidabã. O conjunto de iniciativas também prevê a implantação dos museus da Música e da História de Salvador, no Comércio, assim como a Casa do Carnaval, na Praça da Sé, no prédio do antigo 18º Batalhão da Polícia Militar, ao lado do Plano Inclinado Gonçalves.

Também haverá incentivo fiscal para interessados em ocupar imóveis degradados ou em desuso, por meio do programa Revitalizar. Estão na lista ainda a implantação de cerca de mil unidades habitacionais para moradia e de um modelo próprio municipal de governança para a região.

22 de agosto de 2017, 14:24

Compartilhe: