sexta-feira, 29 de março de 2024

Prefeitura de Salvador lança na sexta-feira (12) projeto Música na Escola

Foto: Divulgação /PMS

Para reforçar ainda mais o aprendizado nas escolas municipais, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), lança na sexta-feira (12), às 16h, no anfiteatro do Parque na Cidade, o projeto Música na Escola, no âmbito das comemorações do aniversário da capital baiana. O prefeito ACM Neto estará presente no evento, ao lado do titular da Smed, Bruno Barral.

A ideia, produzida em parceria com a Associação Pracatum Ação Social (APAS), integra o programa Nossa Rede, que, entre outras ações, é responsável pela construção dos cadernos pedagógicos, elaborados com a participação dos professores.

Para o Música na Escola foram criadas composições inéditas ou adaptadas do cancioneiro popular com relação direta com as sequências didáticas dos cadernos pedagógicos de Língua Portuguesa e Matemática, do 1º ao 5º ano.

Um exemplo do trabalho desenvolvido é a música “Rótulo colado”, criada para a sequência didática “Valor nutricional dos alimentos”, que trabalha comparação de medidas do sistema métrico decimal, uso da proporcionalidade, interpretação de informações organizadas em tabelas de valor nutricional. Gravada pela artista Katê, a música será trabalhada com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (anos iniciais).

Para construir as músicas, a Pracatum montou uma equipe multidisciplinar composta por arte-educadores, pedagogos e músicos. O trabalho foi realizado em articulação com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep) e acompanhado pela Diretoria Pedagógica (Dipe) da Smed. A criação envolveu pesquisa de ritmos, a associação com os temas tratados, bem como a produção de uma série de sugestões pedagógicas para serem trabalhadas em sala de aula.

No total, são 60 músicas: 12 para cada ano do Ensino Fundamental I. Participaram das gravações 65 músicos, a exemplo de Adelmo Casé, Alexandre Leão, Aloísio Menezes, Amanda Santiago, Arnaldo Antunes, Banda De Boca, Betho Wilson, Buk Jones, Bule Bule e Roberto Mendes, Capitão Corisco, Carla Cristina, Carla Lis Banda Didá, Carla Visi, Carlinhos Marques, Claudia Cunha, Claudia Leite, Daniela Mercury, Danny Nascimento, Gerônimo, Gilberto Gil, Márcio Victor e Saulo Fernandes, para citar alguns.

Outro detalhe do projeto é um material descritivo de ritmos pesquisados e utilizados na construção das músicas. Em “O ás vale 1”, gravada por Ricardo Chaves e que compõe uma das sequências didáticas do 2º ano, foram utilizados os ritmos tucaia com galope e sambaê, ambos originários do samba duro, surgidos nos anos 1990.

11 de abril de 2019, 13:29

Compartilhe: