quarta-feira, 24 de abril de 2024

Plano de concessão da Fiol não vai abranger território previsto pelo projeto original

O projeto da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) vai ignorar mais de 60% dos 1.527 km do traçado total do estado. Nos próximos dias, o governo do estado e o governo federal vão colocar em fase de audiência pública a proposta de concessão da obra, que vem sendo executado pela empresa estatal Valec.

O plano de concessão debatido, porém, só vai abranger os 537 km que ligam Ilhéus a Caetité, a parte mais avançada do projeto. A proposta da Fiol original é cruzar toda a Bahia, saindo de Ilhéus, e ainda ultrapassar a fronteira do estado, chegando até Figueirópolis, em Tocantins.

Segundo o Estadão, a parte central da ferrovia, que compreende um traçado de 485 km entre Caetité e Barreiras ,tem cerca de 21% de suas obras executadas. Somente trecho final, de Barreiras a Figueirópolis, não recebeu obras e segue em fase de estudos. Esse último trecho possui cerca de 485 km. oram orçados, inicialmente, R$ 4,2 bilhões para o serviço. Sem perspectiva de conclusão a Fiol já consumiu R$ 6,1 bilhões até agora.

“Então, eu espero que haja [interesse] por parte do governo atual, inclusive, que ele execute os compromissos assumidos para a sociedade, de fazer audiência pública em agosto e fazer a licitação até dezembro”, comentou o governador Rui Costa, durante discurso para empresários na última terça-feira (7) (veja aqui).

09 de agosto de 2018, 11:09

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