terça-feira, 23 de abril de 2024

PGR denuncia por corrupção líder do centrão aliado de Bolsonaro

Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

Da Redação

A  Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), nesta sexta-feira (5), e sobre ele pesa a acusação de corrupção passiva. Ele é um dos parlamentares mais influentes da Câmara e tem liderado o movimento de aproximação dos partidos do chamado centrão com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Na denúncia encaminhada ao STF (Supremo Tribunal Federal), a Procuradoria acusa Lira de receber R$ 1,6 milhão de propina da empreiteira Queiroz Galvão em troca de apoio do PP para a permanência de Paulo Roberto Costa como diretor da Petrobras.

Em dos trechos da peça, a sub-procuradora Lindôra Maria Araújo afirma que, de meados de 2004 até pelo menos 2017, Lira se juntou ao núcleo político de organização criminosa formada por lideranças de outros partidos da então base governista “para cometimento de uma miríade de delitos, em especial contra a administração pública, notadamente para a arrecadação de propina”.

O período compreende os mandatos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, ambos do PT, além de Michel Temer (MDB).

06 de junho de 2020, 00:10

Compartilhe: