segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

PF e PRF fecham fronteira entre Brasil e Venezuela no Norte de Roraima

Thyara Araujo

A Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fecharam a fronteira do Brasil com a Venezuela no Norte de Roraima, nesta segunda-feira (6), após decisão liminar do juiz federal Helder Girão Barreto suspendendo a entrada de imigrantes venezuelanos no Brasil.

Em abril deste ano, a governadora de Roraima, Suely Campos (PP), ingressou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que o governo federal fechasse a fronteira entre o Brasil e a Venezuela por conta do fluxo cada vez maior.

Na última quarta-feira (1º), Suely publicou decreto que, entre outros pontos, obrigava venezuelanos a apresentarem passaporte válido para serem atendidos nas redes de saúde e educação do estado. Era uma medida que, na prática, os excluía dos serviços públicos, já que a maioria cruza a fronteira sem documentos. Desde então, venezuelanos deixaram de ser atendidos em órgãos públicos como instituto de identificação.

Para ela, a decisão judicial tomada hoje respeita o sentimento de todo um estado. “Somos nós que estamos lidando com as consequências de uma tragédia social em nossas fronteiras com a total omissão do governo federal”, afirmou.

06 de agosto de 2018, 20:13

Compartilhe: