sábado, 20 de abril de 2024

Pesquisa do Sebrae aponta mudança no funcionamento em mais da metade das empresas baianas

Foto: Dario G. Neto/ASN Bahia

Agência Sebrae de Notícias

A quarta edição da pesquisa realizada pelo Sebrae para medir o impacto da pandemia nos micro e pequenos negócios mostrou que, das empresas que puderam atuar com as restrições de circulação, mais da metade (50,5%) mudaram a forma de funcionamento, principalmente aquelas que têm a possibilidade de oferecer o serviço de delivery.

O levantamento, realizado entre os dias 29 de maio e 2 de junho de 2020, mostrou também que o faturamento mensal dos micro e pequenos negócios baianos diminuiu durante a pandemia para 86% dos empreendimento. Além disso, 41,8% os entrevistados informaram que estão com dívidas ou empréstimos em atraso.

Dentre as principais mudanças na forma de funcionamento das micro e pequenas empresas baianas, está a adoção do horário reduzido (49,84%), com rodízio de funcionários (12,77%) e liberação para o home office (10,64%).

Quanto à forma de atendimento, o WhatsApp lidera como o principal canal de comunicação entre os clientes e os negócios (85,8%), seguido do Instagram (44,8%), Facebook (29,6%) e site próprio (11,5%). A utilização de sites ou aplicativos de entrega de entregas somaram 8,6% do total.

Mesmo com o isolamento social, impactando nas vendas de grande parte dos negócios baianos, diversos empresários adotaram medidas criativas para reduzir os efeitos negativos da pandemia.

A pesquisa do Sebrae mostrou que, dos empreendimentos que aumentaram o faturamento, 37,9% são os considerados serviços essenciais. Outros 17,2% adotaram como estratégia começar a vender direto para o cliente final. Outras medidas foram adotadas, como iniciar a venda online e mudar o modelo de negócio, ambas com 13,8% cada, mudança na linha de produtos e serviços (6,9%) e passar a vender produtos ou oferecer serviços favorecidos pela pandemia (8,9%).

09 de julho de 2020, 13:27

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