quinta-feira, 28 de março de 2024

Orquestra Juvenil do Neojiba se apresenta na Europa em turnê internacional

Foto: Lenon Reis/Neojiba

A Orquestra Juvenil dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) tem encantado brasileiros de diversas partes desde 2007, quando foi criada. Em sua 7ª turnê internacional, que começou na última quarta-feira, 5, o grupo está mostrando todo o talento dos 125 integrantes ao público europeu. O tour, que segue até o dia 17 de setembro, é composto por nove apresentações que passam por Itália, Suíça e França.

Com regência de Ricardo Castro, o repertório conta com peças de compositores como Robert Schumann, Anton Dvorák, Richard Wagner, Franz Liszt e uma versão da música Aquarela do Brasil, de Ary Barroso. O grupo já se apresentou em Torino e Milão, na Itália, e em Montreux e Genebra, na Suíça. O talento do grupo e de seu regente tem fascinado os espectadores europeus.

Em uma das apresentações, uma situação inusitada levou o público ao delírio, como conta Eduardo Torres, diretor musical do programa Neojiba. “A pianista que acompanhava o grupo em Milão, Martha Argerich, sofreu um pequeno acidente e não pôde tocar o concerto de Schumann, precisando ser substituída de última hora. Mas o que poderia ter sido um grande problema foi uma inesquecível aula de superação e excelência. Ricardo assumiu o piano no lugar da grande solista e o concerto transcorreu maravilhosamente com nossos jovens músicos tocando sem regência. Não à toa, o maestro retornou seis vezes ao palco para receber os aplausos da plateia”.

Sobre a apresentação, a espectadora Federica Arestia comentou: “foi inevitável a comoção e o enorme aplauso ao final. Na segunda parte, a orquestra apresentou um repertório latinoamericano. Eles dançavam enquanto tocavam, dava pra ver a diversão em seus olhos, o desejo de estar no palco e trabalhar em conjunto para um grande resultado. Eu já vi algumas das melhores orquestras do mundo, e permitam-me dizer que esses jovens me fizeram passar um das mais belas noites da minha vida”.

Nessa terça-feira, 11, o grupo volta à Itália para uma apresentação em Bolonha. As próximas apresentações acontecem em Verona e Merano, nos dias 12 e 13 de setembro, respectivamente. Na próxima segunda-feira, 17, o grupo finaliza as apresentações em Paris, na França, na Philharmonie de Paris, uma das maiores salas de concerto do mundo.

11 de setembro de 2018, 13:28

Compartilhe: