sexta-feira, 29 de março de 2024

OMS teme que confirmação de diagnóstico de Bolsonaro seja usado politicamente

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Da Redação

O colunista do UOL, Jamil Chade, informa que, nos bastidores da Organização Mundial da Saúde (OMS), há uma preocupação comum entre os integrantes da entidade de que a confirmação do diagnóstico de Covid-19 do presidente Jair Bolsonaro seja utilizada politicamente.

Na avaliação da cúpula da OMS, segundo o colunista, a percepção é que o “grande erro” do Brasil ao lidar com a crise foi a “politização do vírus”, o que atrasou o reconhecimento de sua gravidade.

O temor da entidade se resume em três aspectos principais: incentivo às pessoas para saírem do isolamento; uso da cloroquina e sensação falsa de segurança; e minimizar a gravidade da pandemia.

Ontem, o presidente Bolsonaro publicou um vídeo em que aparece tomando a hidroxicloroquina, que não tem eficácia comprovada contra o novo cooronavírus. Ele voltou a defender o uso hoje, afirmando que viverá “ainda por um bom tempo”.

Segundo a Folha de S. Paulo, nos últimos 14 dias, Jair Bolsonaro interagiu com centenas de pessoas e fez quatro viagens ao Ceará, Santa Catarina, Minas Gerais e Goiás. Ele teria agenda na Bahia na próxima sexta-feira (10), mas, por conta da suspeita de contaminação já no domingo, ele cancelou a agenda da semana.

08 de julho de 2020, 12:29

Compartilhe: