domingo, 9 de maio de 2021

“O Carpinteiro”: Ronnie Von relembra perrengue no Maranhão por conta de canção que embalou meme

Foto: Reprodução

Da Redação

Um meme foi capaz de unir diferentes gerações e reativar a memória de Ronnie Von para uma situação que ele passou por conta da música “O Carpinteiro”. A canção embalou um meme que viralizou e foi reproduzido por artistas como Ivete Sangalo, Wesley Safadão e Tirulipa.

Antes de passar pelas mãos de artistas famosos, a chamada “dancinha do carpinteiro” foi iniciada pelo pernambucano Orlandinho, conhecido como “rei do piseiro”. O passinho coreografado é embalado por uma versão da música “O Carpinteiro” gravada pelo “imperador da seresta”, o maranhense Elias Monkbel.

Foi no Maranhão, inclusive, que Ronnie Von viveu um aperto por causa da canção, que, na verdade, é uma versão de um clássico folk do americano Tim Hardin, intitulado “If I Were a Carpenter”.

Ronnie Von – Foto: Divulgação

Ronnie Von gravou a versão em 1967, com letra assinada por Antonio Carlos Wallace Duncan Junior, que só entrou em seu disco para completar as 12 faixas necessárias. Em entrevista à VejaSP, ele revelou que gravou a música às pressas e a versão, inclusive, foi adaptada em meia hora.

Mas o “improviso” acabou ganhando o norte e nordeste do país, por meio dos antigos compactos, que eram compostos por até quatro faixas. Ronnie Von conta que, uma vez, durante um show no interior do Maranhão, um homem chegou em frente ao palco e exigiu que o artista cantasse “O Carpinteiro”. “Eu nunca tinha ensaiado, só gravei às pressas”, lembra o cantor.

Ronnie não deu ouvidos à exigência do fã, até que o homem puxou um revólver. “Apontou o revólver na minha direção e disse ‘ele é uma fraude, não sabe cantar! Não é o Ronnie Von! Vamos pegar nosso dinheiro de volta!'”. Os seguranças contiveram o fã insatisfeito.

Hoje, Ronnie Von, que se divertiu com o meme que o fez relembrar o perrengue, e revela: “A partir daí, se você pedir uma vírgula de ‘O Carpinteiro’ eu canto pra você”. Depois do ocorrido, contou o artista, a música passou a ser bem ensaiada para todos os shows.

Compare as versões:

25 de abril de 2021, 15:02

Compartilhe: