segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Novo remédio para prevenir enxaqueca é aprovado nos EUA

A primeira droga destinada a prevenir enxaquecas foi aprovada pela agência regulatória americana, Food and Drug Administration (FDA), na última quinta-feira (17). Chamada de Aimovig, o medicamento seria injetado mensalmente via dispositivo semelhante a uma caneta de insulina. O remédio, que ajudaria cerca de 39 milhões de pessoas que sofrem com o distúrbio nos Estados Unidos, foi aprovado ao preço de US$ 6,9 mil por ano, equivalente a cerca de R$ 25,5 mil.

As empresas Amgen e Novartis, responsáveis pelo desenvolvimento da medicação, anunciaram que ela estará disponível em uma semana para os pacientes norte-americanos. Não há estimativa de tempo para aprovação no Brasil.

De acordo com o diretor de pesquisa da Amgen, Sean Harper, foram diagnosticados casos de diminuição drástica na incidência do distúrbio e relatos de eliminação completa por parte de alguns participantes nos estudos realizados pela companhia. Na prática, a droga age de maneira a bloquear um fragmento de proteína que provoca e perpetua as enxaquecas.

“Aimovig oferece aos pacientes uma nova opção para reduzir o número de dias com enxaqueca. Precisamos de novos tratamentos para essa condição dolorosa e muitas vezes debilitante”, afirmou o vice-diretor da Divisão de Produtos de Neurologia do Centro de Avaliação e Pesquisa de Drogas da FDA, Eric Bastings, em um comunicado.

18 de maio de 2018, 20:01

Compartilhe: