Novas adutoras vão garantir segurança hídrica na região do Alto do Itapicuru
A Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), por meio dos órgãos vinculadas (Cerb e Embasa), vai implantar duas novas adutoras na região do Alto do Itapicuru, partindo da barragem de Ponto Novo. Inicialmente, a obra deve beneficiar 236 mil pessoas. Com todo sistema interligado, um total de 500 mil pessoas será contemplado. Serão investidos R$ 33,5 milhões.
Construída pela Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos (Cerb), a primeira adutora terá 36 quilômetros de extensão, em um diâmetro de 150 mm e uma vazão de 12 litros por segundo. “O objetivo do Governo do Estado é atender em seu percurso povoados localizados em ambas as margens do rio Itapicuru, a jusante da cidade de Ponto Novo até a localidade de Espanta Gado, contemplando comunidades dos municípios de Ponto Novo, Filadélfia, Itiúba e Queimadas”, afirma o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto (foto). A obra deve beneficiar um total de seis mil pessoas, com orçamento de R$ 6 milhões.
A segunda, complementa Peixoto, será em um trecho de 42 quilômetros, partindo da barragem de Ponto Novo e interligada à adutora de Pedras Altas/Capim Grosso, dando suporte hídrico ao abastecimento de água dos 22 municípios atendidos pelo complexo do sistema do sisal, com um total de 230 mil pessoas. A vazão prevista é de 250 litros por segundo com um diâmetro de 500 mm e um investimento de R$ 27,5 milhões.








