sexta-feira, 3 de maio de 2024

Neto veta projeto de lei que proíbe arrastão da Quarta de Cinzas

Foto: Valter Pontes/Secom

Thyara Araujo

O prefeito de Salvador, ACM Neto, vetou, na tarde desta quarta-feira (13), o projeto de lei que proíbe o tradicional arrastão da Quarta-feira de Cinzas na capital baiana. O PL foi aprovado pela Câmara de Vereadores no dia 11 de setembro deste ano e tem autoria do vereador Henrique Carballal (PV). A decisão do demista foi anunciada em coletiva no Palácio Thomé de Souza.

O projeto pede o impedimento qualquer festejo similar ao carnaval entre 5h e as 23h59 da Quarta-feira de Cinzas em locais públicos. O motivo seria a incompatibilidade com o início da quaresma, período que antecede a páscoa cristã.

De acordo com a proposta, havia previsão de multa de R$ 500 mil em caso de descumprimento da determinação por artistas, grupos musicais ou quem organizar o arrastão, que já acontece há 24 anos. O dinheiro arrecadado seria destinado à conservação, recuperação e melhoria de prédios religiosos do município.

Em setembro deste ano, Neto criticou a “falta de uma discussão mais ampla sobre o PL por parte da Câmara Municipal de Salvador” e disse que o arrastão não ofendia o início da Quaresma.

O projeto foi aprovado na Câmara por 38 votos a favor, 2 contra e 1 abstenção.

13 de novembro de 2019, 16:49

Compartilhe: